É impossível participar de todas as lutas e defender todas
bandeiras que gostaria. Também sou incapaz de brigar pela transformação de
tantos atos e hábitos perversos da humanidade... aliás, são tantos estes, que,
muitos acabam passando por despercebido. Porém, um veio à tona hoje de manhã: deparei-me
com um desabafo de um grande mestre sobre o hábito do trote estudantil. Este
professor, que marcou minha vida acadêmica, questionava o fato de ver os
"calouros" nas ruas pedindo dinheiro, chamando a atenção para os
"dias difíceis". Fui pesquisar e encontrei a seguinte descrição:
"trote" possui correspondentes em vários idiomas, como trote (espanhol), trotto(italiano), trot (francês), trot (inglês)
e trotten (alemão). Em todos estes idiomas, o termo se refere
a uma certa forma de se movimentar dos cavalos, uma andadura que se situa entre o passo e o galope.
Todavia, deve ser lembrado que o trote não é uma andadura normal e habitual do
cavalo, mas algo que deve ser ensinado a ele (muitas vezes à
base de chicotadas e esporadas)
Neste momento, refleti sobre o quanto essa tradição de
ingresso na vida universitária pode ser perversa para os jovens e adultos.
Passei por três graduações em diferentes universidades, assim, presenciei -
também - três semanas de calouro. Em todas as faculdades - UERJ, PUC-Rio e UFRJ
- fui testemunha das semanas de "calouro". Lembro que a primeira vez
que pisei em uma sala de aula, na UERJ, já temia o tão falado trote, pois amigos
e familiares já haviam me prevenido sobre as brincadeiras, competições etc. Eu,
tímida, como era, cheguei atrasada propositalmente para ver se conseguia fugir
desta prova de fogo, mas, assim que fui reconhecida como novata na área, fui
eleita a "caloura patricinha" e tive que fazer uma declaração de amor
a um veterano, além de pressionada a beijá-lo (claro que me recusei!). Aquilo
foi tão constrangedor, que, simplesmente, resolvi apagar da minha memória por
um tempo. No entanto, hoje, essa indignação que senti no primeiro dia do curso
de Ciências Sociais voltou com toda a força. Os gritos dos “poderosos
veteranos” de beija-beija e as gargalhadas de todos ao redor encheram o meu
coração de revolta. No período, a timidez me impediu de expor essa história, mas
hoje faço um apelo para que as pessoas reflitam sobre o sentido do trote.
Muitos já tentaram me convencer que é uma brincadeira, que
ninguém é obrigado a participar, que serve apenas como social, que “os melhores
amigos da faculdade são conhecidos no trote”... Enfim, nenhum destes argumentos
conseguiu me convencer. Na PUC-Rio, no ano que entrei, o trote não foi tão
“pesado”, pois o reitor havia proibido o hábito depois de um aluno passar mal
durante a “semana da calourada” do curso de Engenharia. Mesmo assim, lembro de
ter presenciado a cena de uma veterana jogando tinta no “cofrinho” de uma
caloura desatenta.
Seis anos depois, na última (espero eu!) graduação, de
Direito na UFRJ, simplesmente não apareci na primeira semana de aula. Imaginei
que os dias de trote seriam os mesmos que já conhecia. As brincadeiras de
“choquete”, de expor a lingerie por cima da roupa, colocar a camisinha em uma
banana, além dos “tradicionais” banhos de tinta e pedido de dinheiro na rua –
de fato – permanecem como tradição no trote. Os colegas de classe relataram as
histórias, muitos achando graça, outros com constrangimento. Uma das meninas,
por ser considerada bonita pela veterana, foi perseguida e apelidada de forma
machista.
O tempo passou, o local de estudo mudou, o curso é outro, mas
o mau-gosto e desrespeito com os estudantes continuam. O pior de tudo: a
prática é propagada pelas próprias vítimas das brincadeiras. A mesma pessoa
que, um dia, é levada em coma alcoólico para o hospital após as provas, está,
no período seguinte, comandando a comissão de trote. Os outros incomodados,
como eu, acabam se calando. Assim, depois de anos de silêncio sobre o assunto,
e, alguma experiência nas costas, peço a todos uma reflexão sobre este ritual
de inserção no meio acadêmico. Será que não existe outra forma de se integrar
na universidade? O que seria essa “social”, onde uns são considerados melhores
e piores do que os outros, a humilhação é regra, assim como a banalização da
sexualidade e o desrespeito com as mulheres? Quem não aceita o rótulo de
calouro é taxado como antissocial e arrogante porque não está disposto a
obedecer às ordens de outro estudante que está com a “pulseira” de organização
do trote e ainda é ameaçado a “ser marcado na faculdade” e ser proibido de ir
em todas as chopadas. Para mim, seria um alívio não ser nem convidada para este
tipo de evento, mas isso não acontece com todos. Acredito – muito – que os
cientistas sociais, os jornalistas e advogados, assim como os demais
profissionais, são capazes de criar formas mais interessantes de celebração da
entrada no mundo universitário. Também tenho certeza que deixar de ser pintado
de tinta e evitar a exposição ao ridículo irá fazer bem para todos. As
amizades, também, não sentirão falta deste ritual um tanto tirânico. Está mais
do que na hora de abandonarmos esta tradição vexatória.